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Você é proprietário de um estabelecimento comercial em um dos municípios atendidos pela EDP?

Cadastre-se e seja um Agente Comercial EDP para receber o pagamento de contas de energia elétrica.

Ao se tornar um Agente Comercial EDP, você assegura vantagens comerciais para seu estabelecimento como: maior visibilidade no mercado, aumento no fluxo de clientes, remuneração por arrecadação realizada e muito mais.

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perguntas frequentes


1. O QUE FAZ UM AGENTE COMERCIAL?

A principal função do Agente Comercial é receber o pagamento das contas da EDP.

2. O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM AGENTE COMERCIAL?

Podem ser Agentes Comerciais da EDP, pessoas jurídicas com registro na Junta Comercial e com situação ativa na Receita Federal. Além disso, é necessário apresentar no momento da inscrição todos os documentos informados na Proposta Comercial do Agente.

3. COMO É FEITO O REPASSE DAS CONTAS ARRECADADAS?

O repasse das arrecadações é feito por meio de boleto de compensação gerado pela EDP. O prazo médio da operação é de um dia útil após o recebimento da conta.

4. QUEM PODE SER FIADOR E QUAL O PAPEL QUE DESEMPENHA?

Pode ser fiador, qualquer pessoa física que exerça função remunerada, que esteja em dia a Receita Federal. É necessário apresentar o comprovante da declaração do imposto de renda do ano anterior e todos os documentos descritos na lista de exigências na Proposta Comercial. O fiador estará sujeito a análise de crédito e será designado como “Corresponsável” do contrato firmado entre as partes.

5. COMO SERÁ O PROCESSO DE PAGAMENTO DE COMISSÃO?

O Agente Comercial receberá um valor de comissão por cada conta arrecadada. A EDP contabiliza o total a ser depositado em cada 6º dia útil do mês seguinte ao recebimento das contas. Os valores das tarifas são pré-fixados por modalidade e são apresentados na Proposta Comercial.

6. A EDP FORNECE O EQUIPAMENTOS PARA OS AGENTES COMERCIAIS?

A EDP disponibiliza os equipamentos necessários para a arrecadação somente aos agentes pertencentes à modalidade POS. Na modalidade PAGUE FÁCIL, os equipamentos ficam a cargo do próprio agente. (As características que definem cada modalidade estão na Proposta Comercial).

7. ONDE COMPRAR EQUIPAMENTOS PARA A INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE RECEBIMENTO DA EDP?

A EDP não determina ou indica fornecedores de equipamentos. No entanto, os Agentes Comerciais precisam seguir as especificações técnicas e de modelos definidas pela EDP descritas na Proposta Comercial.

8. EXISTE ALGUM LIMITE DE ARRECADAÇÃO DIÁRIA?

A EDP não determina um limite de arrecadações para os agentes, considerando que cada empresa contratada atua em realidades diferentes de mercado e com requisitos de segurança específicos, além de se enquadrarem em modalidades específicas descritas da Proposta Comercial definida pela Companhia.

9. O QUE ACONTECE COM O AGENTE COMERCIAL QUE NÃO REPASSAR O MONTANTE ARRECADADO DENTRO DO PRAZO? A EDP PODE APLICAR MULTAS?

Sim, os repasses não realizados dentro do prazo, serão, na ocasião, contabilizados, gerando multas e juros previstos em contrato. Caso o Agente Comercial não quite o débito, a EDP se reserva ao direito de recorrer a qualquer momento a outras instâncias de cobrança, negativação e/ou processo judicial, bem como ações previstas em contrato.

10. CASO O AGENTE NÃO REPASSE O MONTANTE ARRECADADO, O SISTEMA É BLOQUEADO?

Sim, o agente será bloqueado automaticamente pelo SGA (Sistema de Gestão dos Agentes), que realiza o procedimento de compensação entre débito e crédito de cada agente. Em casos com mais de um ponto de arrecadação registrado no mesmo CNPJ, todos os pontos serão bloqueados mesmo que apenas um deles esteja em débito. Nesse caso, o agente estará sujeito análise de crédito para a liberação/desbloqueio.

11. COMO COLOCAR UM PONTO DE RECEBIMENTO EM OUTROS ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS NO MESMO CNPJ?

Cada registro de CNPJ só pode estar vinculado a um único endereço. Assim, só podem ser alocados mais pontos de recebimentos em outras regiões se o agente possuir outro CNPJ e enviar nova proposta vinculada a cada novo número.

             

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